No dia 31 de Outubro de 2010, 3 mergulhadores do nosso núcleo obtiveram a Certificação para Mergulhar com Ar Enriquecido até 40% de O2 (“NITROX”) e no dia 06 de Novembro de 2010, outros 2 mergulhadores tornaram-se “Especialistas em equipamento”.
Com este investimento na formação contínua dos Mergulhadores, a Câmara Municipal de Tomar, representada pelo Sr. Vereador Luís Ferreira, permitiu não só dotar os seus mergulhadores de uma maior valia operacional, ficando os mergulhadores habilitados a efectuarem as buscas subaquáticas durante mais tempo e com maior segurança; ao mesmo tempo que vai permitir certamente poupar centenas de euros anuais com a manutenção e conservação dos equipamentos.
Os “Especialistas em Equipamento” estão habilitados a reconhecer e resolver problemas com o equipamento, os cuidados e manutenção a ter, nomeadamente com reguladores, coletes, mangueiras, manómetros, torneiras de garrafa, compressores e outros equipamentos.
Os Mergulhadores com a certificação de “Mergulho com NITROX”, estão habilitados a utilizar misturas de ar enriquecido em oxigénio (até 40% de O2).
Através do ar enriquecido em oxigénio (“NITROX”), o mergulhador respira menos azoto, o que possibilita aumentar os tempos de fundo sem incorrer em patamares de descompressão e diminuir os intervalos de superfície entre mergulhos.
Com “NITROX”, o risco de acidente de descompressão é menor, diminui a possibilidade de “Narcose” (“Embriaguez” das profundidades) e reduz a fadiga pós mergulho.
Os mergulhadores com factores fisiológicos desfavoráveis à eliminação de azoto, como acontece no caso das buscas subaquáticas de vítimas, efectuadas pelos Bombeiros Mergulhadores, em que o stress, a emotividade e a pressão para o êxito da missão são uma constante; beneficiam muito ao mergulhar com “NITROX”.
Outros factores fisiológicos desfavoráveis à eliminação de azoto, como a idade, obesidade, desidratação, problemas circulatórios, fadiga, má forma física, etc., terão também o benefício de uma grande margem de segurança.
“Especialistas em Equipamento”:
- Fernando Rui Ferreira da Silva ;
- Rui Marques Pereira.
Mergulhadores certificados “NITROX”
- Paulo Jorge Antunes da Silva;
- Francisco José Antunes Simões;
- João Fernandes Marques.
Sem comentários:
Enviar um comentário