O Decreto-Lei 247/2007 de 27 de Junho, estabelece na alínea c) do artigo 3º como missão atribuída aos Corpos de Bombeiros o Socorro a náufragos e as buscas subaquáticas (pessoas e bens).
No passado dia 08 de Agosto de 2010, os Bombeiros-Mergulhadores de Tomar foram solicitados para efectuação de uma busca subaquática.
Desta vez a missão consistia na busca e resgate de uns óculos de lentes progressivas, que por acidente caíram na Albufeira do Castelo de Bode, no Casalinho - Alverangel.
Não deixando seus créditos por mãos alheias, uma vez mais a missão foi coroada de êxito. Assim, apesar da pouca profundidade (cerca de 7m) e de se saber o local exacto da queda, a busca tinha algumas dificuldades acrescidas, como a cor translúcida dos óculos e armação, a sedimentação leve e fina do fundo e o facto do local já ter registado a presença de outros mergulhadores no dia anterior, havendo assim a possibilidade de os óculos estarem debaixo da sedimentação. Pese embora isto, fazendo uso das técnicas apropriadas de mergulho e de busca, foi possível recuperar os óculos em apenas quatro minutos, deixando o seu proprietário bastante satisfeito.
Paulo Silva e Manuel Mendes
... após o cumprimento da missão
Sem comentários:
Enviar um comentário