domingo, 13 de julho de 1997

Vila Real de Santo António - 2º Encontro de Bombeiros Mergulhadores

Nota: Relatório do entregue ao Sr. Comandante


2º Encontro de Bombeiros Mergulhadores

A Baia de Monte Gordo, serviu de cenário, no passado dia 13 de Julho, para o 2º Encontro de Bombeiros Mergulhadores.

O Encontro foi promovido pela Inspecção Regional de Bombeiros do Algarve e teve a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e o patrocínio de firmas ligadas à especialidade, tendo a parte técnica estado a cargo da equipa chefiada pelo senhor Bessone Bastos.

Este Encontro, reuniu cerca de 150 mergulhadores, Comandantes, Directores e outros responsáveis de 35 Associações e Corpos de Bombeiros, totalizando quase duas centenas de pessoas, e tal como o primeiro teve o intuito de permitir uma permanente actualização de conhecimentos.

Passamos a descrever o que no referido Encontro se passou.

Às 8 horas, fez-se a concentração dos participantes no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António. Meia hora mais tarde, foi feita a abertura do Encontro. Um responsável da organização apresentou cumprimentos de boas vindas aos participantes convidados e acompanhantes, saudando-os em nome, da Associação dos Bombeiros Vila-realenses e desejando a todos, em breves palavras, um bom dia e um frutuoso mergulho.

O Inspector Regional de Bombeiros do Algarve, Sr. João Lima Cascada, fez uma palestra, tecendo considerações sobre a modalidade e pondo em evidência os respectivos riscos. Por sua vez, o Mestre Bessone Bastos, deteve-se na explicação exaustiva dos procedimentos que os mergulhadores devem ter na sua relação com a água e meio ambiente.

Às 9 horas, embarcações, viaturas e guarnições, dirigiram-se para a doca de Vila Real de Santo António, de onde, pouco depois, partiram para os locais do mergulho, previamente demarcado.
Entretanto, uma embarcação de maior calado transportou Directores, Comandantes, convidados e acompanhantes, para apreciarem, a curta distância todo o planeamento das acções dos mergulhadores em pleno mar, na imponente Baía de Monte Gordo.

Mais tarde, à saída da barra, já em pleno Oceano Atlântico, devido ao grande número de mergulhadores, foi criado um triângulo subaquático, onde foram feitos os mergulhos, cujo 1º vértice ficou situado na "Pedra de CaceIa", local. que fica em frente da fortaleza de Cacela Velha, onde se pode apreciar fauna e flora abundantes, com uma profundidade de cerca de 15 metros e com boa visibilidade, factos que deixaram o primeiro grupo francamente satisfeito.

O 2º vértice do triângulo, foi na "Torre ao Alto", com maior profundidade (cerca de 18 metros), também em pleno Oceano, frente à Praia Verde, igualmente com fauna e flora abundantes, o que também deixou este 2º grupo de mergulhadores plenamente satisfeito.

O 3º vértice ficou situado também em zona marítima, onde as águas atingem a profundidade de cerca de 20 metros e em cujo fundo existem restos de embarcações naufragadas, que deram origem à fixação, no local, de variadas e abundantes espécies da fauna marítima.

Terminado este mergulho, todas as embarcações que se situavam na "Pedra de Cacela" rumaram a nascente, para se encontrarem com os mergulhadores que fizeram o seu mergulho na posição 2, continuando os dois grupos para nascente, para a posição 3, juntando-se aos mergulhadores deste grupo preparando-se para a viagem de regresso.

Estavam terminadas as acções no mar; mergulhadores e respectivas embarcações iniciaram então o regresso, o qual decorreu sem incidentes.

Estávamos próximos das 16 horas quando voltámos a pisar terra.

Foi um dia diferente, tanto para os mergulhadores como para os convidados e acompanhantes, digno de ser vivido por quem ama a natureza, dada a exuberância e fascínio quer da paisagem da superfície das águas quer dos fundos marítimos visitados.

Às 17 horas, foi servido um almoço, que serviu de pretexto para confraternizar no Hotel dos Navegadores, em Monte Gordo, tendo sido feita a entrega de um troféu comemorativo do evento aos representantes de todas as Associações e Corpo de Bombeiros presentes, e oferecido a todos os participantes um medalhão do 107º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.

Usou da palavra o Comandante Sérgio Marques Batista, que disse:" Se demos esta manhã as Boas Vindas, agora cumpre-nos o dever de desejar Bom Regresso, fazendo votos de que a actividade hoje desenvolvida, tenha atingido os níveis preconizados por todos vós, A Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, agradece a todos a vossa visita, congratulando-se pelo facto de terem tomado parte neste "2º Encontro de Mergulhadores dos Bombeiros no Algarve, na Bala de Monte Gordo ".

O Mestre Bessone Bastos, em breve intervenção, agradeceu e congratulou-se com o êxito da realização, formulando votos de que outros encontros se realizem. Lembrou ainda a todos, que mergulhem com segurança, pois o mar é de facto um espaço maravilhoso mas possui muitos riscos, que todos devem acautelar.

A finalizar, o Inspector Regional de Bombeiros do Algarve, Sr. João Lima Cascada, agradeceu o interesse manifestado por este 2º Encontro na Bala de Monte Gordo e preconizou a realização de novos encontros, tendo-se manifestado satisfeito por este evento ter atingido os níveis previstos, quer em quantidade quer em qualidade.